Especialidades

Com o objetivo de promover autonomia, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes do programa, pessoas com deficiências e suas famílias, oferecemos:

      Serviço Social - que é considerado a porta de entrada da Instituição. Tem como finalidade à integração e socialização dos usuários e suas famílias, atuando direta e indiretamente sobre o estigma da deficiência, procurando promover a participação da pessoa com deficiência no seu meio, isto é, família, escola e comunidade. Ajudam organizar o tratamento dos usuários desde o primeiro contato até o apoio à família.  Auxilia diretamente na solução das necessidades dos usuários, de forma a assegurar a igualdade e a humanização do tratamento, promover o exercício da cidadania da pessoa com deficiência, intervindo junto á comunidade com ações que visem á educação no que diz respeito à conscientização a respeito da importância da inclusão dessas pessoas por meio da contribuição para a efetivação dos seus direitos e fazem encaminhamentos para programas como: BPC, Transporte Cidadão, PRAE, Bolsa Família entre outros da rede.

Oferecemos também as seguintes especialidades, que são realizados em atendimentos com duração de 30 minutos por sessão:

     Fisioterapia - O objetivo geral da fisioterapia é reabilitar, promover a saúde, estabelecer uma vida mais saudável, estando compreendidos: os atendimentos as crianças e os adolescentes, Estimulação Essencial, Estimulação Precoce, e Condicionamento Físico. A fisioterapia visa promover o desenvolvimento motor mais adequado para cada criança e adolescente de acordo com sua necessidade, prevenindo anormalidades, contraturas e deformidades, estimulando a criança e o adolescente em suas potencialidades.

     Psicologia – tem como objetivo oferecer suporte psicológico necessário para a facilitação do processo ensino-aprendizagem e melhora da qualidade de vida, através da estimulação das habilidades psicomotoras, cognitivas, emocionais e sociais por meio da música ouvida, cantada e dançada, da brincadeira dentre vários outros recursos.

    Fonoaudiologia - principal objetivo do trabalho é o desenvolvimento da comunicação e expressão, aperfeiçoamento da fala e linguagem, órgãos fonoarticulatórios e as funções neurovegerarivas. Voltando a atenção para as dificuldades de aprendizagem em sala de aula e o método utilizado auxiliando em melhores resultados. O trabalho realizado consiste em estimulação sensorial (audição, visão, tato, olfato e paladar). Intervenção global, por meio de atividades lúdicas, que promovam um ambiente verbal rico, para o desenvolvimento da fala. Estruturação do sistema fonético fonológico e sintático semântico, procurando introduzir sons ainda não adquiridos e corrigir os que se encontram distorcidos.

     Terapia Ocupacional – O objeto geral é desenvolver, restaurar e atingir o nível mais elevado possível de autonomia e independência de qualquer indivíduo que esteja limitado, por uma doença ou lesão física, uma condição disfuncional, um comprometimento cognitivo, uma incapacidade do desenvolvimento ou do aprendizado, ou uma condição ambiental adversa. Promovendo a saúde e alcançando resultados funcionais através de atividades ou intervenções propositais. A Terapia Ocupacional trabalha o desenvolvimento de habilidades sensoriais, motoras, cognitivas e sociais, para que as crianças e os adolescentes aprendam sobre si mesmos e sobre o mundo.

   Apoio Pedagógico – tem como objetivo desenvolver as competências, habilidades e necessidades dos educandos, mediando à aprendizagem, promovendo atendimento individual ou grupal utilizando recursos de acordo com as necessidades de cada aprendiz como: jogos, situações problemas e conversas informais, estimulando suas potencialidades e refletindo junto com o mesmo sobre suas ações e reações, visando uma melhor superação das dificuldades de aprendizagem.       


Nenhum comentário:

Postar um comentário